domingo, 12 de agosto de 2012

Criando Database e Tables

Olá Pessoal, Tudo bem ?

Bom hoje ensinarei de forma simples e rápida de criar Databases e Tables (Tabelas), lembra da instalação que fizemos ? trabalharemos em cima dela daqui pra frente...

Então mão na massa,

Abra seu SQL Server Management Studio (Iniciar \ Todos os Programas \ Microsoft SQL Server 2008 R2 \ SQL Server Management Studio), Surgira uma tela igual a essa abaixo, certifique que em Server Type esteja Database Engine, em Server Name coloque (local) da mesma forma que está escrito aqui, e em Authentication deixe Windows Authentication, clique em Connect



Chegaremos ao Management Studio, onde você trabalhara o resto da vida rsrsrs...
Vamos conhecer um pouquinho do Management Studio, note que no lado Esquerdo temos uma árvore de arquivos, é igual ao do seu Windows Explorer com pastas e sub-pastas, logo acima está escrito Object Explorer, Observe que na primeira linha onde esta selecionada (AZUL) estará Local nome de seu Desktop e o seu user do Windows, Observe o meu está DIEGO-CS\Diego.



Em Object Explorer vamos expandir Databases e System Databases,
por padrão do SQL temos quatro Databases,
MASTER, MODEL, MSDB E TEMPDB, mais a frente vou dedicar um post explicando a função de cada um.




Temos dois meios de criar uma um Database(BD) por modo gráfico ou por T-SQL, qual é melhor, sinceramente os dois é a mesma coisa, se você gosta de digitar faça por T-SQL ou se gosta de click faça de modo gráfico,  e agora ?, calma calma que vou explicar das duas maneiras, vamos começar por T-SQL.

Você pode clicar em New Query ou criar um novo projeto, eu prefiro criar um projeto, pois fica tudo salvo, em New Query digamos que seria um "Rascunho"
Clique em FILE \ NEW \ PROJECT...


Nessa Tela em Templates selecione SQL Server Scripts,  Logo Abaixo Daremos um nome para nosso Projeto, em Name coloque MeuPrimeiroProj e em Location crie uma pasta dedicada para seus projetos (lembre-se Organização é fundamental), pronto Clique em OK


Note que apareceu uma nova "Janelinha" no lado Direito Solution Explorer - MeuPrimeiroProj, certo ?
em MeuPrimeiroProj logo abaixo temos Connection, Queries e Miscellaneous,
Clique com o botão Direito do mouse em Queries e selecione New Query.


(Uma dica: Observe que em Solution Explorer, quanto Object Explorer tem um Botão na mesma linha em forma de um "Pino" se você parar o ponteiro do mouse aparecera AUTO RIDE, clique e observe que a telinha se escondera no canto e ficara com uma aba, eu prefiro assim pois da mais espaço na tela =P)



Voltando, note que abriu uma Query em Branco ("Uma Página"), aqui digitaremos os comandos,


Dica: Observe em Solution Explorer na Query que criamos está com o Nome SQLQuery1.sql,
então clique com o Botão direito em cima dela e selecione Rename,
Mude para BD.sql ou outro nome de sua escolha. (não esqueça de colocar .sql no final do nome, caso contrario sua Query ira para miscellaneous e aqui "não servira" para nada!).



Vamos criar uma Database, dentro da Query Digite,

CREATE DATABASE FABRICA;
                                                      GO

Clique F5 ou Execute, ao clicar em F5 ou em Execute será executado tudo que estiver dentro de nossa Query, no caso só temos um comando, se tivéssemos que executar um determinado trecho, selecionaríamos só ele e então F5 ou Execute!


OU

Em Object Explorer, clique com o botão direito em Databases e selecione New Database...



Surgira Essa tela (New Database), em Database name Digite FABRICA e clique OK


Na Query Digite USE FABRICA;
E Observe que em available databases (bases de dados disponíveis) estava master e agora estará FABRICA.


Agora vamos Criar três Tabelas, Cliente, Pedido e Produto.

Então dentro da Query Digite, e aperte F5 ou Execute.(se houver mais Comandos selecione somente o digitado e execute, Ok!)


Pronto já temos três tabelas.

Abraços,
Diego Campos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário